Re:O que representa para mim o Eng.º Jaime Filipe

Carlos Alberto Henriques | 11-05-2014

Amigos,

Conheci o Eng. Jaime Filipe em 1963 na RTP.
Em 1976, após conclusão do meu Curso de Engenharia Electromecânica fui escolhido em concurso público para chefiar o Serviço de Formação Técnica do Departamento de Formação da RTP, então instalado na Rua Francisco Baía, em Benfica, onde o Eng. Jaime Filipe exercia as funções de Sub-Director.

A nossa amizade foi e é, apesar da sua morte física, muito profunda, pois acompanhei a partir de 1976 até ao dia do seu falecimento toda a sua frenética actividade, desde a invenção do elevador de escadas, do OPTACON, sistema de "visão" de textos para invisuais recorrendo à sensibilidade do dedo indicador direito, da bola de vento para microfones e dezenas de outras ideias, algumas levadas à prática e outras que não passaram das nossas conversas num restaurante macrobiótico da Alexandre Herculano, em Lisboa, as quais aconteceram muitas vezes, sempre às quintas-feiras.
Uma dessas ideias tinha a ver com a criação de um sistema relógio padrão com um erro muito inferior ao do Big Ben, cujo circuito electrónico foi por mim concebido.

O HOMEM
Não conheci, até hoje, alguém que se dedicasse tanto ao seu semelhante, em especial se o mesmo fosse deficiente.

No seu Programa na RTP "Novos Horizontes", onde participei 3/4 vezes, mantido durante vários anos, mesmo para além de 1992, data de sua morte, graças a um outro Amigo, paraplégico e meu ex-aluno, o Realizador Miranda, infelizmente já falecido.

A vida tem ironias, que no caso do Eng. Jaime Filipe foi perversa, pois esteve numa cama 5 anos tetraplégico onde acabou por morrer, em Agosto, 10 dias antes do meu aniversário.

O acidente cerebral aconteceu em 1987, sendo à data o meu Director, ou seja, Director do Centro de Formação da RTP, tendo sido eu o seu substituto interino durante 1 ano nessas funções, tendo de seguida passado a assumir o cargo de um modo efectivo.

A sua mulher, a cantora Lina Maria, e o Eng. Jaime Filipe nutriam pela minha pessoa uma amizade muito especial, razão pela qual lhes estou imensamente agradecido.

Foi por mero acaso que encontrei este espaço dedicado a um Amigo que apesar de já terem passado 22 anos desde que nos deixou é ainda uma presença constante nos meus pensamentos.

Penso que por hoje chega.

Cumprimentos, do,

Carlos A Henriques

carlosafhenriques@gmail.com
Tel: 968 059 119

Novo comentário