Recordar o Engenheiro Jaime Filipe

Carlos Pereira | 28-05-2014

Nos finais da década de setenta do século passado tive o privilégio de conhecer o Engenheiro Jaime Filipe e com ele colaborar em muitos programas na RTP 2. Entre nós de imediato se estabeleceu uma relação de empatia, que perdurou no tempo e me leva a apresentar este breve testemunho.

Esta colaboração ainda se estendeu durante algum tempo depois de 1980, e pouco a pouco foi enfraquecendo, ao que se presumiu na altura, por alguma resistência no interior da RTP, pois tanto eu como outras pessoas que o Engenheiro Jaime Filipe convidava para os programas “Novos Horizontes” éramos puros amadores, que na prática coartavam algumas hipóteses de trabalho aos verdadeiros profissionais da casa.

Mas há que realçar que esta opção por pessoas com deficiência para apresentarem as edições semanais dos “Novos Horizontes” tinha subjacente uma ideia muito pessoal na abordagem dos temas, que estavam francamente vocacionados para tudo o que fosse inovação e inventiva, pondo de lado qualquer forma tradicional de se encarar os problemas da deficiência e da reabilitação.

Segundo o Engenheiro Jaime Filipe, ninguém melhor do que as pessoas com deficiência para transmitirem uma imagem positiva, conferindo uma nota otimista e esperançosa tão necessária naquela época em que se desenhavam profundas mudanças na sociedade portuguesa.

Era esta faceta inovadora que caracterizava fortemente a maneira de Jaime Filipe estar na vida, pois defendia com muito entusiasmo as ideias que pretendia implementar, contagiando todos os que com ele colaboravam.

De algum modo tinha uma disponibilidade para tudo o que era futuro e melhoria da qualidade de vida, elegendo com alguma premonição a área da reabilitação como campo fértil e aberto a novos inventos e ao lançamento de muitos projetos que os criativos portugueses iam promovendo.

Infelizmente a terrível doença que veio apressar o seu fim cortou muito cedo tudo aquilo que Jaime Filipe pretendia fazer, mas a sua personalidade e as atuações que conseguiu introduzir neste meio da reabilitação foram de tal modo importantes que justificam totalmente esta homenagem.

É com saudade que aqui o recordo, agradecendo-lhe as convicções que me transmitiu e o entusiasmo com que me contagiou.

Novo comentário